Ensino de qualidade

Nossos Eventos

 

 

Dançando com a Beleza do carnaval

 

 

Promovemos atividades lúdicas que estimularam a compreensão da “Festa do Carnaval” como cultura. Trabalhamos o tema através da lucidade utilizando a música e dança; exploramos as atividades utilizando materias diversos; Despertamos nas crianças a participação através do seu imaginário, sua criatividade, sua liberdade para galgar sua interação e descontração estimulando seu processo ensino aprendizagem. Desenvolvemos sua linguagem oral e escrita e seu raciocínio motor e físico.

Como culminância realizamos um grande “Baile de Carnaval” com desfile de fantasias e brincadeiras...

 


 

 

 

 

POESIA - Aprender brincando e cantando

 

 

 

Incentivados a apreciarem pequenas poesias cantadas e ilustradas nossos alunos foram estimulados pelo prazer de ouvir pequenas poesias...
Através de uma música como sendo um fundo musical os alunos da Educação Infantil apresentaram suas poesias o que chamamos :

“Interpretação Poética .“
Cada turma do ensino Fundamental selecionou o 1º, 2º e 3º lugar onde o grupo confeccionou um “troféu” diferente oferecido no Auditório após apresentação e leitura de suas poesias pela Coordenação e professores.
Todas as turmas confeccionaram um “Livrão de História” ... Exposição realizada no pátio com uma técnica diferente.
Nossa apresentação e Sarau foi surpreendente com grandes revelações de escritores...


12

 

 

 

 

PROJETO CIRCO

 

 

 

O objetivo desse lindo projeto é desenvolver nas crianças o gosto pela diversidade considerando os valores atribuídos a elas, mergulhando no mundo da Imaginação e fantasia, oportunizando a expressão de sua atividade e participação através de diferentes atividades, respeitando-as em seus diferentes níveis e levando-as a descobrir que o indivíduo esta presente em todas as comunidades, relacionando-se com os outros seres e com o ambiente em que se vive.
Conhecemos a história do circo e sua comunidade, valorizando a Arte Circense.
Construímos um plano cooperativo em relação ao circo:
O que sabemos?
O que queremos aprender?
Para que aprender?
O que aprendemos?
Com uma linda tenda construída fizemos uma bela apresentação para os responsáveis onde cada turma representou um personagem ou melhor um “Número Circense”...
“Fomos muito aplaudidos...”

12

34


 

 

 

PROJETO SAÚDE E NUTRIÇÃO

 

 

Estimulamos nossos alunos a valorizar como é fundamental e importante a ingestão de frutas para o bom funcionamento do corpo humano.
Desenvolvendo a capacidade de relacionar as informações sobre as vitaminas encontradas em cada fruta trabalhada.
Introduzimos algumas receitas através do estudo das frutas.
Desenvolvemos o espírito de cooperação do trabalho em grupo.
Exploramos as formas e as cores das frutas, sabores, os nomes das frutas, conceito de grande, médio, pequeno, dentro e fora.
Cada turma desenvolveu o tema relacionado além de todos degustarem nossa deliciosa “Salada de Frutas”.
O poder medicinal das frutas; “Construção de Poesia”.
Conhecimento de árvores que produzem frutas para nossa alimentação: “Música com o tema”.
Valor vitamínico das frutas: “Livro de recitas com frutas”.
Plantar sementes de frutas na horta: “Construção de máscaras de frutas”.
A turma do 5º ano foi responsável pela apresentação sobre a importância das frutas...

12

34

 

 

 

 

PROJETO PÁSCOA

 

 

Contribuindo para que nossas crianças possam ampliar seus conhecimentos do significado de Páscoa destacamos os símbolos da Páscoa e o conceito de cada um. Vivenciando e valorizando o respeito pelo verdadeiro sentido da páscoa estimulamos a imaginação em forma de dramatização o Ensino Fundamental I representou a “Santa Ceia”...
A Educação Infantil de forma interdisciplinar trabalhou a afetividade e solidariedade com expressões corporais, motricidade fina e ampla, músicas diversas, Histórias em sequências.
Todos as turmas fizeram na “Aula de Culinária Brigadeiros saborosos de Chocolate” “Que Delícia”!!!

1

 

 

 

 

 

DIA DO LIVRO

 

 

 

Valorizar o livro como fonte de entretenimento e conhecimento.
Estimular a formação de leitores e escritores desde a Educação Infantil; Possibilitar o desenvolvimento da oralidade, imaginação e criatividade das crianças fazem parte fundamental do Projeto de nossa Escola...
Promovemos atividades que favoreceram a socialização e interação, Interpretação de músicas e canções diversas, reconto oral de histórias contadas pelo professor, reprodução oral de textos a partir de uma cena ou gravuras em sequência...
A Educação Infantil recontou a Obra de Monteiro Lobato Sítio de Pica Paú Amarelo. Além de construírem rimas com diferentes técnicas.
O Ensino Fundamental pesquisou e recontou a biografia de vários autores entre eles Ruth Rocha, Ana Maria Machado, Cecília Meireles etc..

1

 

 

 

 

DIA DO ÍNDIO

 

 

Recebemos a Tribo Fulnioô e vivemos um dia de Índio conhecendo a cultura indígena como parte integrante de nossa cultura valorizando a diversidade racial do povo brasileiro e proporcionando respeito, a diferença racial e cultura.
Conhecemos e valorizamos o contato com a relação de respeito a Natureza, próprios da Cultura indígena, estimulando a preservação do meio ambiente.
Dançamos, nos alimentamos, como índios, nos vestimos como índios, participamos de oficinas indígenas e brincadeiras de cultura indígena.
Construímos enfeites e roupas indígenas...
Que tribo linda!!! Que aprendizado!!! Que Experiência!!!

1

 

 

 

 

 

FESTA DAS MÃES

 

 

 

Brincando e Aprendendo com a mamãe!
Vivemos uma tarde agradável e diferente, cada mãe e seu filho em sala de aula desenvolveram uma aula “Atividade relacionada a um conteúdo interdisciplinar”, depois cada turma fez uma apresentação com “Poesias”, “Rimas”, “Dramatizações”, “Canções”...
Entrega de uma lembrança confeccionada pelos alunos e o presente oferecido pela família...
Fortalecer os vínculos e laços afetivos entre família e escola, valorizando o papel da mãe como elemento fundamental na construção de um grupo familiar, faz parte da proposta pedagógica de nossa escola.

 

1

 

 

 

SOPÃO - INÍCIO DO INVERNO

 

 

Nossa escola desenvolve o Projeto Nutrição buscando integrar o início do Inverno...
Promovemos com diferentes atividades uma alimentação saudável, onde o consumo de alimentos fundamentais esteja presente para seu desenvolvimento físico e mental, mantendo hábitos de higiene e a consciência de sua contribuição para a promoção da saúde de uma forma atraente, lúdica e educativa.
Nossas estratégias incentivam nossos alunos ao consumo de legumes e verduras; Procuramos aproximar nossos alunos aos alimentos que tem menor aceitação entre eles;
Os alunos conheceram e identificaram tipos de alimentos; Entraram em contato com textos de gêneros distintos (lista de verduras e legumes aceito). Descobrimos a necessidade de higienização dos alimentos e das mãos.
Trabalhamos a Nutrição interdisciplinando a Matemática, Artes, Linguagem oral e escrita, Natureza e Sociedade.
Construímos com o Português., contos, poemas, histórias, adivinhas, por lendas, músicas e letras individuais.
A Educação Infantil plantou na horta e na sementeira.
No momento de colheita, colhemos legumes da horta e de casa retornamos com as sementeiras onde colhemos os temperos para acrescentar no sopão que foi oferecido por toda escola
Os alunos saíram caracterizados de cozinheiros e levaram o livro de receitas deliciosas para as famílias.
“Como Culminância degustamos a deliciosa sopa.”

1

 

 

 

 

FESTA JULINA

 

Representando as 5 Regiões do Brasil, apresentamos os ritmos com suas danças e características com a vestimenta e cultura de cada uma das Regiões.
O Maternal I e II junto ao Pré I, representaram a região Centro Oeste com o samba -lê-lê, tá doente? Tá com a cabeça quebrada?
Lindos demais!!!
Festejando a Região Norte.
Vamos dançar o Carimbó Português
Com a turma do Pré II...
Caracterizados e com muito rebolado os alunos fizeram uma bela apresentação.
Comemorando a Região Sudeste.
Recebemos o 1º Ano com o samba de roda.
“Bole-bole-bole Gatinha...”
Com muito samba no pé, eles arrasaram com um típico espetáculo...
“Festejando a Região Sul” “Batendo o pé como eu”
Chegou o 2º Ano trazendo a Cultura e alegria Portuguesa com certeza...
Vibrando com a Região Norte o 3º Ano representou:
“É na sola da bota... É na palma da mão.
Estamparam o ritmo da alegria com lindos sorrisos.
Mandando embora toda solidão...
Representando o forró da Região Nordeste chegou o 4º Ano. Com a lua nascendo falando de amor...
Andando a pé não...
E sim “amando” até quando Deus quiser...
Com modernidade e muito charme o 5º Ano traz a tradicional quadrilha do Nordeste na versão atual...
Quem participou de nossa Festa Julina se surpreendeu...

12

34

34

 

 



 

 

 

 

DIA DOS PAIS

 

 

Um dos objetivos do Projeto Dia dos Pais é considerar, reconhecer prezar e estimar a figura paterna, estimulando a linguagem oral promovendo diálogos. Buscamos valorizar o envolvimento entre pai e filho nas atividades de brincar, expressar desejos e opiniões, comunicar-se.
O Ensino Fundamental através de Pesquisas e estudos sobre a figura e o papel do pai na família construíram Produções de textos interdisciplinando com os conteúdos. Apresentamos o filme Meu Pai, meu herói e após a apresentação no auditório promovemos um debate sobre o mesmo.
Toda Escola confeccionou um presente junto aos alunos que foi oferecido aos pais pelos alunos, após cada turma ter estudado “Pai e Filho” um conteúdo em sala.
Foi uma experiência muito rica e uma tarde agradável com filhos finalizando com diferentes apresentações e entrega de presentes...

12

34


 

 

 

 

DIA DO ESTUDANTE

 

Através da fantasia e brincadeira, a Educação Infantil construiu conhecimentos sensório-motor (sentir, executar); incentivando o canto (músicas cantadas e faladas); Representação (teatro, imitação de situações conhecidas) utilizando a sala de aula e os espaços da escola onde os alunos adquirem conhecimentos.
O Ensino Fundamental pesquisou a origem do dia do estudante, o alfabeto do estudante; leitura; reflexão e produção escrita (textos, frases, poesias) produção de quadrinhos, desenhos, charge...
Valorizar o papel do estudante como papel fundamental na Instituição da Sociedade é o objetivo de nossa Escola, assim como despertar nos alunos a alegria de ser estudante e valorizar o estudo. Valorizar os vínculos entre escola e aluno.
Como culminância os professores presentearam os alunos com um risque e rabisque.
Nossas crianças adoraram !!
1



 

 

 

 

FOLCLORE

 

Que projeto e trabalho encantador...
Resgatar, vivenciar e valorizar as manifestações da cultura popular brasileira.
Conhecer a importância do folclore para a Comunidade ...
Investigamos o folclore Brasileiro pesquisando as manifestações culturais do folclore de cada região, leitura de diversas lendas e textos informativos sobre a cultura e aspectos físicos de cada região em estudo; receitas e comidas.
Na Educação Infantil cada turma escolheu uma lenda e construiu um livrão contando a lenda...
Os alunos saíram caracterizados de acordo com a lenda trabalhada...
Nossa culminância teve a Exposição de livrões e trabalhos construídos de acordo com as regiões...
A Educação Infantil promoveu um teatro aos responsáveis contando as diferentes lendas Folclóricas.
Nossos pequenos se transformando em Grandes Atores!

1

 

 

 

 

DIA DO SOLDADO

 

O objetivo de desenvolvemos esse projeto é levar os alunos a perceberem a importância do soldado brasileiro para o país através de diferentes histórias, textos, hinos abordando a oralidade e a linguagem.
A Educação infantil através de histórias contadas pelo professor utilizando recursos concretos. Levaram os alunos a distinguir nas forças armadas o papel do soldado.
O Ensino Fundamental junto aos professores fizeram Pesquisas em jornais e revistas, recorte de imagens de assuntos que você não gostaria de ver no seu país e com o auxílio e orientação do Professor. Construíram um musical com a frase: O Brasil que não queremos.
Nossos pequenos se caracterizaram de soldado com seus cavalos de pau...
Verdadeiros soldados Brasileiros.

1



 

 

 

 

DIA DA ARVORE

 

Despertando o interesse sobre as plantas, reconhecendo-as como seres vivos e oportunizar o conhecimento de sua importância para o meio ambiente e para nossas vidas desenvolvemos esse belo e significante Projeto...
Pesquisamos os fenômenos da natureza, sol e chuva e sua influência nas árvores e flores. Plantamos e cultivamos plantas medicinais pesquisando seus benefícios para nossa saúde. Caracterizamos os vegetais e preservação do meio ambiente.
Os alunos trouxeram frutas, legumes e verduras solicitados pelas professoras e assim todas as turmas participaram da degustação de suco, dando ênfase ao projeto saúde e nutrição.
1



 

 

 

 

OLIMÍADAS SERP

 

Esse é um momento de grande integração em nosso espaço escolar explorando toda a diversidade de conteúdos trabalhados em nossas aulas de Educação Física.
Com consciência e dinâmicas de grupo levamos as crianças a percepção da participação com qualidade, respeitando a quantidade de pontos adquiridos por cada equipe...
Como é bom ver essas crianças brincando...
Brincando com muita responsabilidade.

1

 

 

 

 

DIA DAS CRIANÇAS

Proporcionar às crianças, a consciência de seus direitos de serem felizes e amadas por todos é a realização de toda equipe S.E.R.P.
Promover atividades lúdicas, variadas e interessantes; visando ofertar ao educando oportunidades de lazer e socialização é o nosso objetivo...
Que semana divertida...
Cinema com pipoca...
Circuito com a Educação Física e gelatina...
Brincadeiras antigas e comer brigadeiro...
Dia do brinquedo, construído com sucatas...
Brincar e degustar balas e pirulitos...
Teatro com sorvete...
Muitas delícias... Participaram a Educação Infantil
O Ensino Fundamental teve um dia de atividades diferente
Meninas brincaram em um grande salão de beleza
Meninos brincaram em um torneio de futebol
Participaram de um cinema com pipoca...
E no final do dia uma grande discoteca aconteceu em nossa auditório.
Que dia maravilhoso!!!
1



 

 

 

 

DIA DO ESTUDANTE

 

Através da fantasia e brincadeira, a Educação Infantil construiu conhecimentos sensório-motor (sentir, executar); incentivando o canto (músicas cantadas e faladas); Representação (teatro, imitação de situações conhecidas) utilizando a sala de aula e os espaços da escola onde os alunos adquirem conhecimentos.
O Ensino Fundamental pesquisou a origem do dia do estudante, o alfabeto do estudante; leitura; reflexão e produção escrita (textos, frases, poesias) produção de quadrinhos, desenhos, charge...
Valorizar o papel do estudante como papel fundamental na Instituição da Sociedade é o objetivo de nossa Escola, assim como despertar nos alunos a alegria de ser estudante e valorizar o estudo. Valorizar os vínculos entre escola e aluno.
Como culminância os professores presentearam os alunos com um risque e rabisque.
Nossas crianças adoraram !!
1



 

 

 

 

FEIRA DE CIÊNCIAS - A MATEMÁTICA ESTÁ EM TUDO

 

Privilégio esse tema envolvendo a Matemática em todas as disciplinas, conteúdos, construções de aprendizado diário em nossa escola.
Reconhecer que a presença e os benefícios da matemática no nosso dia a dia são incalculáveis e ela está em toda parte.
Descobrir que a matemática impacta diretamente em vários aspectos da sua vida.
A criação, investigação, curiosidades, descobertas levará cada turma a desenvolver um tema onde a matemática esteja presente de forma interdisciplinar.


1



 

 

 

 

PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA

 

 

Conhecer o fato histórico que marcou o fim da monarquia e o início da República, avaliando a participação popular.
O Ensino Fundamental vai adquirir conhecimentos com muita Leitura de textos com interpretação, discursões sobre o tema, trabalho de grupo, debates, produções de textos, ressaltando o sentimento cívico. Pesquisamos os presidentes da República.
Faremos um momento Cívico com todos os alunos e Equipe SERP.

1

 

 

 

 

DIA DA BANDEIRA

 

Nossa abordagem junto ao tema tem como objetivo principal destacar a importância da Bandeira do País e sua história, integrar as cores e seus significados, como o que suas estrelas representam. Ressaltar e identificar os estados investigando o que a turma compreende pelo tema “Ordem e Progresso”.
Os alunos do Ensino Fundamental, 5º ano construirão um jogral os do 4º ano apresentarão o significado do Hino da Bandeira os do 3º o significado de cada “Estrela da Bandeira” os do 2º ano o significado da frase “Ordem e Progresso” os do 1º ano a história da Bandeira e a Educação Infantil apresentará o significado das cores da Bandeira.
“Faremos uma grande Exposição”.

1

 

 

 

 

FEIRA DE CULTURA

 

Despertar e ampliar nas crianças o interesse e admiração pelas imagens artísticas, descobrir e conhecer o mundo diante das cores, formas e linhas espontâneas, experimentando emoções e sentimentos.
Cada turma fará uma pintura em tela escolhendo um pintor de uma das regiões / Estados.
Construiremos com sucatas um objeto que caracterizará a Região utilizando como recurso sucatas...
Apresentaremos uma “Bela Exposição de Artes” com conhecimentos culturais.

1

 

 

 

 

NATAL

 

Perceber e reconhecer o verdadeiro espirito do Natal, despertando nas crianças que através do ambiente festivo, dos símbolos descobrimos a solidariedade, o respeito e o amor ao próximo é fundamental e gratificante para nossa Equipe S.E.R.P.
Confraternizaremos com integração entre os grupos.
Cada turma representará e contará a história e o significado de um símbolo Natalino.
Nossa Escola estará decorada para receber as famílias de nossos alunos onde oferecemos exposição de nossos trabalhos e apresentações onde o AMOR, a PAZ, o RESPEITO e CARINHO e a SOLIDARIEDADE estejam presentes...


1

 

 

 

 

 

 

Clique no botao abaixo para visializar mais fotos.

Sociedade Educacional Ramos Pinto - 2015 - Todos os Direitos Reservados